home visão geral arqueiro bronze arqueiro prata arqueiro ouro
 

Exame de Faixa

O que é o “Exame de Faixa“?

Como forma de incentivo à contínua evolução dos praticantes do tiro instintivo, o CTAT  implementou um sistema de classificação dos arqueiros em níveis técnicos, baseado no método criado por Henry Bodnik na Alemanha para a Archery Academy e CTAT.

São três níveis: Arqueiro Bronze, Arqueiro Prata e Arqueiro Ouro. Estes níveis devem ser conquistados em exames “oficiais” agendados, organizados e validados pelos instrutores do CTAT e são simbolizados por certificados entregues aos arqueiros no dia em que passam na prova.

 

Como funciona o Exame?

Qualquer arqueiro pode se inscrever para o Exame de Faixa promovido pelo CTAT - Centro de Treinamento com Arco Tradicional. O dia e horário será divulgado pelo CTAT através da sua página no Facebook, e os interessados devem efetuar as suas inscrições através do 
e-mail  info@ctat-arqueria.com .
Cada arqueiro inscrito disparará 60 flechas em duas rodadas de 30 tiros, sendo cada rodada dividida em 10 séries de 3 flechas. As distâncias ao alvo são de 10m para os jovens até
13 anos e 15m para os demais.

Em uma das rodadas a faixa correspondente à área a ser atingida pelos disparos no anteparo deve estar na horizontal, na outra deve estar na vertical. A ordem das rodadas será definida pelos instrutores de acordo com o número de examinandos e de alvos disponíveis.

Para passar no exame, o arqueiro deve obter um número mínimo de acertos em cada rodada (horizontal e vertical):

Arqueiros categoria carbono: mínimo de 27 acertos em cada rodada
Arqueiros categoria madeira: mínimo de 25 acertos em cada rodada
Apenas as dimensões das faixas a serem atingidas (alvos) diferem nos exames para os diferentes níveis:

Arqueiro Bronze: 30 x 80 cm
Arqueiro Prata:   20 x 50 cm
Arqueiro Ouro:   10 x 30 cm

Um acerto é considerado quando o perímetro da flecha está inteiro dentro da faixa (alvo). A decisão sobre um acerto ou um erro cabe ao instrutor.

Cada arqueiro terá uma hora para completar os 60 disparos, cujos resultados devem ser apontados em súmula apropriada, sob supervisão de um instrutor ou monitor do CTAT.

Caso o arqueiro ultrapasse o limite de erros na rodada, ele tem a opção de interromper o exame, ou pode concluí-lo a título de treinamento. Ao final do exame assinam a súmula o instrutor ou monitor e é feita a entrega do certificado aos arqueiros que atingiram a pontuação mínima.

Os arqueiros devem necessariamente obter primeiro o nível bronze, depois o prata e por fim o ouro.

Validade:
Esta classificação dos arqueiros de tiro instintivo é uma criação da “Instinctive Archery Academy”, da Alemanha, que é reconhecida internacionalmente por todas as instituições que treinam o tiro instintivo de acordo com a especificação da “Instintive Archery Academy.

O certificado deve ser reconhecido como mera comprovação de que o arqueiro está buscando seu desenvolvimento no esporte e atingiu determinado nível de precisão em sua técnica de tiro, segundo os critérios especiais da “Instintive Archery Academy”.

Valores de inscrição: 
Isentos: mensalistas do CTAT em horário de treino

R$ 30,00 - mensalistas do CTAT
R$ 40,00 - hóspedes