home     visão geral     torneios     contato     novidades     planos de aulas

 

OS BENEFÍCIOS DO TIRO COM ARCO

Neste pequeno artigo tentaremos falar um pouco dos benefícios para a saúde da prática do Tiro com Arco a nossa nova modalidade.

O tiro com arco é catalogado por vezes como um desporto muito estacionário, no entanto os seus praticantes necessitam de níveis consideráveis de força e resistência muscular, equilíbrio, coordenação e focus mental para uma boa prestação.

 

Força ao nível da parte superior do corpo
Praticar o tiro com arco exige bastante da musculatura de ambos os braços, assim como do peito, ombros e costas. Esta exigência é mantida por vários segundos antes do arqueiro lançar a sua flecha. A repetição deste gesto estimula como já referimos os principais músculos da parte superior do corpo.

Equilíbrio
O equilíbrio é vital para o sucesso no tiro com arco pois teremos de ser capazes de manter o corpo imóvel durante a execução do tiro. A prática do tiro com arco ajuda-nos a ganhar controlo sobre o nosso equilíbrio, enquanto nos focamos em acertar no centro do alvo. Quanto mais praticamos mais exigimos da musculatura do core para nos equilibrarmos e mantermo-nos imóveis durante a execução do tiro.

 

Coordenação
A coordenação óculo-manual é essencial para a técnica do tiro.
Esta modalidade exige que as nossas mãos trabalhem conjuntamente enquanto executamos diferentes tarefas, visando o disparo da nossa flecha baseado no input a partir do nossos olhos. Quanto mais praticarmos mais desenvolvemos a referida coordenação que pode ser transferida para outros desportos e actividades em que utilizamos também as mãos.

 

 

Focus mental
O focus é essencial para o sucesso do arqueiro, e o desenvolvimento do mesmo pode ter um impacto positivo para a nossa saúde mental e bem estar. Quanto mais focados estamos no nosso alvo, mais facilmente podemos limpar a nossa mente e lançar tanto ao nível do nosso treino como em competição. Esta capacidade, habilidade ajudar-nos-á a enfrentar o stress e libertar as nossas mentes e ter capacidade de nos concentrarmos melhor em outras tarefas do nosso dia a dia, como seja na leitura, nos estudos, no trabalho etc...

 

Concluindo 
O Tiro com arco é uma actividade fisicamente exigente, exigência essa frequentemente subestimada por quem nunca experimentou. É um desporto aberto a quase todos desde os mais novos aos mais adultos, homens e mulheres e também adequado para pessoas deficientes. De facto, até os cegos podem desfrutar desta actividade com recurso a equipamento de tecnologia táctil avançada.

António Crespo
Professor